domingo, 6 de janeiro de 2013

Aprendendo japones


Orraiô minna
eu sempre quis aprender outras linguas (ingles ,espanhol)mas como eu sou uma otome eu confeso tambem quero aprender  japonês .pesquisando algumas palavras em japones descobri um site

credito as paginas :

FRASES COMUNS E ÚTEIS EM JAPONÊS

Cultura japonesa 

como eu disse na pagina ''o que e  otaku e otome'' na paragrafo que diz sobre sobre as expressões otaku '' aqui esta o dicionario sobre  japonês mas para poder entender-las elas estão no nosso modo de escrita 
CUMPRIMENTOS
Prazer em conhecer!  - Radimemashite
Bom dia - Orraiô

Boa tarde - Conitiuá

Boa noite (ao chegar) - Conban-uá
Boa noite (ao ir embora ou dormir) - Oiassumi-nassai
Adeus - Saionará
Tchau! - Baibai
Até mais! - Diá matá né
Até a próxima! - Matá aimachou
GENTILEZAS
Desculpe-me, ou perdoe-me - Gomen-nassai
Com licença - Sumimassen
Como vai? - Oguenqui descá?
Muito bem, obrigado(a) - Ocaguessamádê
Estou bem - Guenqui dessu

Cuide-se bem - Odaidiní

Há quanto tempo (que não nos vemos) - Orrissachi-buridessu
Sim - Rái
Não - Iiê
Obrigado(a) - Arigatô
De nada - Dôitachimachitê
Por favor - Onegai-chimassu
Satisfeito(a), obrigado(a) - Quêcôu dessu
Em frente (ou depois de você), por favor - Douzô
Espere um pouco, por favor - Tchôto matê cudassai
Obrigado(a) por tudo! - Ocêuaní narimachitá
Desculpe (ou com licença) - ao interromper alguém - Chitsurei chimassu
Desculpe (ou com licença) - ao entrar numa casa - Odiamá chimassu
Saúde (em brindes) - Campai
Vou me servir, com licença - Itadáquimassu
Estava delicioso, obrigado(a) - Gotissôssamá dechitá
OCASIÕES
Parabéns! - Omedetô!
Feliz aniversário! - Otándiôbi omedetô
Feliz Ano Novo! - Aquemachitê omedetô
Tenha um ótimo Ano Novo! - Iôi-ô tochi-ô
Tenha um bom dia! - Iôi itiniti-ô
Boa sorte! - Guenquidê né
                                               NECESSIDADES BÁSICAS
Estou com fome - Onacagá suitá
Estou com sede - Nodogá cauaitá
Estou cansado(a) - Tsucaretá
Estou com sono - Nemui dessu
Onde é o banheiro? - Otearai uá dotirá descá?
COMUNICAÇÃO
Quanto é? - Icurá descá?
Onde é? - Dotirá descá?
De onde você é? - Dotirá no gochuchin descá?
Não entendo japonês. - Nirrongô gá uacarimassen.
Você entende? - Uacarimassu ká?
Um pouco. - Sucochi.
Entendo. - Uacarimassu.
Não entendo. - Uacarimassen.
Sei. - Shítte imassu.
Não sei. - Chirimassen.
O que é isto? - Côreuá nandescá?
O que significa isso? - Doiú imidescá?
Como se fala isso em português? - Porutogarugô dê nántoí imascá?
Pode repetir, por favor? - Mô itidô itê cudassai
Pode falar devagar, por favor? - Iúcúri ranachitê cudassai
Eu te amo - Aichitê iru 


Conitiuá,Odaidiní
kiss

Nenhum comentário:

Postar um comentário